segunda-feira, 11 de junho de 2018

A Melancolia Pós-Parto deveria ser alertada!


Olá Pessoal!

Estou atrasada com as postagens, peço desculpas, mas como vocês sabem, ser mãe ocupa toda aquele tempo que antes eu conseguia dedicar a preparar as postagens do blog, ver séries, ler e etc enquanto estava de repouso absoluto. Agora quando dá, eu faço uma coisa ou outra com o bebê no colo, isso se eu não aproveito para dormir enquanto o bebê dorme. 

Eu venho ensaiando mentalmente essa postagem para compartilhar/desabafar sobre um assunto que acho que deveria ser explicado e alertado obrigatoriamente para as gestantes, que é o Puerpério (ou Melancolia Pós-Parto, ou Baby Blues). Logo após o parto o nosso corpo começa a voltar como era antes da gestação, ocorrendo os sangramentos como se fosse uma menstruação de fluxo intenso por pelo menos 3 semanas, o útero voltando a ficar do tamanho que era antes, e nisso nosso organismo produz muitos hormônios. E claro que como bons hormônios que são, o que eles fazem com a recém mãe? Deixam ela louca! Para uma explicação mais detalhada por especialistas, deixo aqui o link do BabyCenter sobre o assunto: Melancolia Pós-Parto.


Essa melancolia me pegou completamente de surpresa, como ela deve pegar todas as mães que não são informadas previamente do assunto. A melancolia me pegou de vez logo após a primeira noite com meu filho em casa, onde ele chorava e passamos nossa primeira noite em claro. Lembro que no dia seguinte, meu filho ficou dormindo no berço, meu marido na cama, eu desci pra tomar café com a minha mãe (que estava em casa para me ajudar no primeiro mês), e desatei a chorar. E então eu chorava por qualquer coisa e fiquei assim por pelo menos 2 a 3 semanas. Essa melancolia te deixa triste mesmo que você esteja feliz, mesmo que você esteja recebendo ajuda em casa para tornar o primeiro mês mais fácil. Eu olhava meu filho e ao mesmo tempo que sentia amor e felicidade, eu queria chorar de tristeza, mas não estava triste, e aí meu filho abria os olhos e parecia estar percebendo essa minha tristeza, e aí que eu chorava mais mesmo. Achava que o marido estava diferente, e no final acho que os recém pais também passam por essa melancolia. E o pior é você passar por isso justo no primeiro mês de adaptação de uma mudança radical na sua vida. Por mais que você tome depois consciência de que está passando só por uma fase, a melancolia te pega de qualquer forma, mesmo no momento onde você está sentindo o maior dos amores.

Felizmente essa fase passa (e se não passar deve-se procurar ajuda profissional), e logo me vi curtindo bem melhor a incrível mudança que é ter um filho na minha vida, e agora com os hormônios mais arrumados (acho), consigo perceber com clareza o quanto estou amando ser mãe, mesmo vez ou outra ficando um pouco mais cansada e estressada do que devia (#confesso)!

Uma idéia: Vamos criar o hábito de avisar amigas/familiares/conhecidas gestantes sobre o Baby Blues? Assim ajudamos a preparar uma futura a mamãe a passar por essa fase (mas ainda acho que esse assunto deveria ser pauta obrigatória em consultas com os Obstetras!)

E com vocês? Como foi essa fase do Puerpério? Compartilha comigo sua experiência!




2 comentários:

  1. Eu fiquei bem mal! Chorava por tudo, me arrependia de ter tido filho e logo me enchia de culpa pq amava demais.... Confusão absurda de sentimentos! Os médicos deveriam falar mais sobre isso com as gestantes!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que situação angustiante. Sei bem como é. É um misto de emoções muito contrastantes. Mas graças a Deus passa.

    ResponderExcluir