segunda-feira, 25 de junho de 2018

Uma eterna culpa...

Olá Mamães,

Esse é um post de desabafo sobre um assunto que já falei aqui no blog: Amamentação. Agora que meu filho começou a papinha, eu sinto até que é um desabafo ultrapassado, mas o farei mesmo assim (até porque esse post estava no gatilho há uns dias antes dele iniciar a introdução alimentar!).

Amamentação é divino mesmo. Que beleza poder continuar a passar para o seu filho nutrientes através do leite materno. Mas eu não consegui, e mesmo meu filho só tomando fórmula e estando saudável, penso que nunca vou conseguir me livrar inteiramente dessa culpa, principalmente em momentos que sinto que seria mais prático poder dar meu leite ao invés de preparar uma mamadeira. "Você procurou ajuda?" SIM! Sério, toda mãe que teve dificuldade em amamentar procura ajuda (e chora muito). Eu fiz e tentei tudo, mas além da produção estar baixa, logo quando meu filho completou 1 mês passamos por um grande susto, e o estresse acabou secando meu leite de vez. Mas, apesar de sentir culpa, e ter pesadelos ainda com isso, eu e meu filho estamos felizes. Apesar de não dar o peito, ele me olha com olhinhos apaixonados sim e abre o maior sorriso pra mim. 


Meu filho não vai me amar menos ou eu serei menos mãe pela forma que eu o amamentei. E eu cuido da saúde dele com tanto carinho e cuidado, que ele está crescendo forte como um touro, então é outra coisa com a qual eu sei que não deveria me sentir culpada. E temos muitos anos pela frente para fortalecer mais nosso vínculo, que com certeza não será definido pelo o agora. Me tomando como exemplo, também fui uma criança que mamou mamadeira, e eu e minha mãe somos unha e carne.

Mas enfim, sabem o que eu gostaria? De que as pessoas sentissem mais empatia de verdade por nós mães que dão mamadeira. Leio num fórum várias histórias parecidas, e percebo nessas outras mães o mesmo sentimento que eu tenho, a culpa e também a vergonha. É, vergonha sim porque a maioria das pessoas julgam e questionam as mães que dão mamadeira sem entender o motivo que nos levou para recorrer a essa opção. E isso machuca. E machuca ver mães julgando mães e se achando superiores porque dão o peito. E pediatras fazendo a mesma coisa quando precisamos de apoio deles também. Pelo menos com a pediatra do meu filho eu não passei por isso, ela compreendeu minha situação e me deu muita orientação, inclusive emocional.

Se você pode amamentar, amamente mesmo, é lindo! Talvez eu não tenha me preparado melhor por ser mãe de primeira viagem e achar que meu tipo de seio não seria problema, e caso tenha um segundo bebê, provavelmente farei tudo diferente sabendo das minhas dificuldades. Mas não julguem ou desmereça nós mães que damos mamadeira porque ninguém imagina a dor, orgulhoso ferido e quantas lágrimas foram (e são) derramadas para aceitar que seu bebê não vai se amamentar de você.

Se você passa, passou por uma situação parecida? Compartilha comigo sua história aqui nos comentários!


4 comentários:

  1. Desde que decidi me policiar para não me culpar tanto, estou levando uma maternidade bem mais leve e feliz!! 😉😉😉😉

    ResponderExcluir
  2. Amiga faz da culpa visita e não moradora! Depois do café abre a porta e manda ela ir embora rs

    ResponderExcluir
  3. Com meus filhos mais velhos eu tive sérios problemas para amamentar, eles fizeram uso de formula infantil por 10 dias e para mim foi bem sofrido.
    Com minha primeira cheguei a perder parte do bico de tanto que feriu! A culpa vem com a maternidade, mas só a gente sabe das dificuldades que passamos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Por diversas vezes me peguei culpando a mim por ter amamentado a Lara até os 4 meses, apenas. Porém hoje vejo que na situação que eu vivia era o que conseguia, era como eu podia, e foi lindo tbm. Ela era saudável e sempre foi muito amorosa.
    Hoje tenho a oportunidade de completar um ano de amanenamção, tendo sido os 6 primeiros meses exclusivos. E vejo que é maravilhoso tbm, mas tbm tem culpas, muitas vezes. Me culpo por ele ser mais dependente, por sentir mais, me culpo por não permitir que a mulher seja antes da mãe. Mas acho que a Maternidade é isso, sempre tem algum motivo para nós culparmos, mas e mais pq pensamos nos outros do que em nós mesmas. Lendo o final do seu post me coloco no mesmo pensamento: precisamos nos ajudar mais, e julgar menos. Não existe o certo e o errado, pq cada mãe, cada família, tem uma realidade, e quem somos nós para decidir o que é melhor para a relaidreado outro, não e?
    Importante é estarmos sempre unidas e dando apoio, seja lá qual forem nossas escolhas.

    Lindo LPos. Parabéns.
    Beijos.

    Jovensmaesblog.blogspot.com

    ResponderExcluir