segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Como é estar grávida?

Olá Mamães,

Ilustração por "Line Severinsen"


Antes de planejar minha gravidez, quando eu e meu marido na verdade até pensávamos em não ter filhos tão cedo, eu via uma gestante aleatória na rua, ou quando alguém da família estava grávida, eu me fazia a pergunta: Como é estar grávida? A minha curiosidade era mais pelo fator físico que psicológico e sentimental. Como deveria ser gerar um bebê dentro de você? Hoje eu sei essa resposta, mas acredito ser uma curiosidade ainda tanto para mulheres quanto para homens, né? Como dizem, cada gestação é uma gestação. Por exemplo, o problema que enfrento agora do Colo Curto posso não enfrentar numa segunda gestação, e por aí vai. Eu vou contar um pouco de como fisicamente a gravidez tem sido pra mim.

Meu 1º Trimestre foi justamente o clichezão que vemos em filmes, novelas, livros, ouvimos falar. Sofri muito com enjôo. Não tive desmaios nem nada, mas o enjôo só não foi do mesmo nível da Kate Middleton, que precisa ser internada, mas eu sofri. Inclusive nesse período eu consegui emagrecer o que não emagreci fazendo ginástica. Fisicamente as mudanças foram os seios doloridos por mais tempo que uma semana pré-menstrual, e o sono descomunal. Eu já era uma pessoa sonolenta, mas nesse primeiro trimestre eu tinha sono para dar e vender!

No 2º trimestre as coisas melhoraram. Enjôos e sono diminuíram consideravelmente, a tal disposição a mais que dizem eu não tive não mas acho que é porque disposição física nunca foi meu forte mesmo. Fisicamente eu já comecei a notar algumas diferenças, como as calças não servindo mais, a barriga ficando mais redondinha e proeminente, mesmo que pouco. De repente você sente umas coisas que parecem borbulhos na barriga, mas já são os movimentos do bebê e no final desse semestre você já sente a barriga dando uns pulos, ficando dura por causa da contratação de teste.

A maior mudança é no 3º trimestre. A barriga já está maior (e o tamanho vai de grávida pra grávida), pesada e as contrações de teste não ajudam muito nessa parte porque faz a sensação de peso aumentar. Eu sinto a barriga por inteira dura e a sensação dessa dureza é de como ir num rodízio de pizza e ter dado prejuízo ao restaurante pelo tanto de pedaços comidos, é a sensação da barriga estufada a maior parte do tempo, o que consequentemente não te dá muita disposição para ficar em pé muito tempo, ou mesmo sentada, porque a lombar e as costas começam a doer, no meu caso, devido ao repouso absoluto, o mais confortável é ficar deitada um tempo pois acabei ficando sem muito condicionamento físico também. E constantemente vem a vontade de ir ao banheiro fazer xixi.

Claro que nessa fase a maior mudança é poder sentir de fato o bebê mexendo e ver a barriga entortando e pulando com o movimento dele. Algumas vezes são movimentos mais leves, outras são fortes a ponto de dar um susto! Eu não sei ainda como expressar sobre ter uma vida se mexendo dentro de você, fisicamente eu acho muito engraçado, são momentos do meu dia que me proporcionam diversão, emoção e alívio! Alívio porque quando você acha que o bebê não mexeu o suficiente, bate um desespero e são nessas horas que acabo dando um corre no Pronto Socorro, mas as vezes o próprio bebê te acalma se movimentando com muita força!

Bom, acredito ter feito um resumo da minha experiência de como é estar grávida fisicamente falando. Com certeza não tem nada a ver com a forma que eu pensava que era até estar vivenciando esse milagre.

E é como dizem, cada grávida é uma grávida, e para uma mesma mulher, cada gestação é uma gestação. E para você? Como foi ou está sendo a sua gravidez? Compartilha comigo nos comentários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário