segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Falando sobre "Insuficiência Istmo-Cervical"

Olá Mamães!

Gostaria de começar a rotina de posts falando sobre um assunto sério, pelo qual estou enfrentando e que no fim das contas me inspirou a criar o Blog para compartilhar com vocês minha experiência nessa primeira gestação.

Nós rezamos sempre para que tenhamos uma gestação tranquila e saudável até a chegada do dia de ter nosso baby nos braços. Óbvio! Quem quer passar por alguma complicação? Infelizmente elas acontecem, mas com o devido pré-natal, tudo é identificado e controlado. 

A minha complicação gestacional, que pelo que pesquisei, acontece com algumas mulheres, mas não tantas a ponto de ter uma boa abordagem do assunto na Internet (e eu pesquisei muito, mesmo!). Durante meu 6º mês de gestação corri para o Pronto Socorro devido a um pequeno sangramento, descoberto durante uma ida ao banheiro em horário de serviço. Fiz diversos exames, e no Ultrassom Transvaginal foi descoberto que meu colo uterino tinha encurtado, seu tamanho era pequeno demais para o meu tempo de gestação, significando que eu corria risco de parto prematuro. A solução imediata: afastamento do trabalho, repouso absoluto, medicação a base de progesterona para evitar o parto prematuro.

Esse problema do Colo Curto tem o nome médico "Insuficiência istmo-cervical", é quando o nosso colo uterino começa a afinar antes da hora podendo ou não dilatar, e tornando o colo insuficiente para aguentar o peso do bebê. Comigo aconteceu o caso que podemos considerar "dos males o menor", apesar do meu colo ter encurtado, ele não estava dilatando, permaneceu bem fechado. Existem casos em que o colo passa a dilatar. Mas independente de qual caso eu tenha caído, ou se você mamãe lendo esse post está se identificando com ele, o pensamento sempre é: Meu Deus, e agora? Praticamente um mês atrás estava tudo normal, dentro dos padrões, e do nada acontece isso. Bate sim um desespero nesse momento. Mil coisas se passam pela cabeça, e é importante mesmo ter pessoas fortes ao seu lado para te ajudar, como estou tendo do meu marido, mãe, sogra e toda família, tanto dele quanto minha.

É um problema que pode ser evitado? Não. De acordo com a explicação da minha Obstetra, eu poderia não estar enfrentando esse problema agora, como poderia estar enfrentando numa segunda gravidez, e pode ser que se eu tiver uma segunda gravidez, mesmo com esse histórico o problema não aconteça. No site do "BabyCenter" tem esse artigo que fala sobre as possíveis causas, mas a verdade é que parece ser algo um tanto quanto que imprevisível, pode acontecer sim ou não independente do seu histórico ginecológico.

Existe um tratamento que impeça o avanço do encurtamento do colo e evite o parto prematuro? Sim! O mais conhecido e falado pelas minhas pesquisas na Internet é a "Cerclagem", se descoberto o problema quando a mulher está ainda em torno das 12ª a 14ª semana (se não me engano) é possível realizar uma costura do colo e essa costura é retirada na 37ª semana. No meu caso, como minha gravidez já estava mais avançada quando descobri meu problema (27 semanas), a solução foi colocar o "Pessário". Um anel de silicone de tamanho considerável e que prende o colo e transfere para o anel a pressão e peso do bebê.

É possível que não seja necessário realizar o procedimento do Pessário caso o tamanho do colo se estabilize apenas com a medicação, mas é a alternativa mais segura para manter a gravidez até o final, garantindo que nosso bebê nasça no tempo certo, sem passar pela angústia de ter que vê-lo numa UTI Neo-Natal.

No próximo post irei abordar mais sobre a colocação do Pessário e seus efeitos colaterais que incomodam apenas a nós, o bebê permanece seguro e perfeito!

Você está passando por esse mesmo problema? Conte nos comentários como está enfrentando essa situação! Se você tem uma experiência diferente é quer compartilhar/desabafar, conte pra gente sua história nos comentários também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário