quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

O Pessário.

Olá Mamães!

Como prometido no post anterior, hoje vou falar sobre o tal do Pessário.

Um Resumo: O Pessário é um anel de silicone que principalmente foi desenvolvido para tratar a incontinência urinária, mas depois foi descoberto sua eficiência no tratamento para gestante com problema de Colo Curto.

Na verdade, se você pesquisar na Internet não vai achar muitos artigos que falam sobre a utilização do Pessário em gestantes pois é ainda uma novidade na área, assim que minha Obstetra me disse que eu provavelmente teria que usá-lo e me explicou seu objetivo, a primeira coisa que eu fiz ao chegar em casa foi buscar por histórias de outras gestantes que tiveram que realizar esse procedimento também e artigos para poder entender mais sobre ele. Não que eu não confiasse na minha médica, mas é um tanto assustador saber que você terá que realizar um procedimento médico para garantir que sua gestação dure pelo menos até 37ª semana e assegurar que o bebê não corra risco de um parto prematuro com sequelas.

Eu coloquei o Pessário com 30 semanas (há duas semanas), e o meu Pessário é igual o da imagem abaixo.



Então, vou falar sobre como foi.

Primeiro, a má notícia é que o procedimento de colocar o Pessário geralmente não é coberto por Planos de Saúde em geral, e o Obstetra pode cobrar pelos honorários. Pelo pessário eu tive que desembolsar em torno de R$750,00 porém esse valor pode variar e muito, e também terei que pagar os honorários da minha Obstetra pois meu plano não cobre nem o objeto e nem  realização do procedimento. Então se você tiver que realizá-lo, se informe direitinho com seu Obstetra sobre os valores para não levar susto.

Realizar a introdução do Pessário doeu? Mais ou menos. A introdução do Pessário em si não doeu porque eu tive o local anestesiado localmente, mas processo da introdução e o ajuste do anel para segurar o colo direitinho provoca muita cólica, igual a pior cólica no período menstrual ou igual a cólica sentida por quem já fez cauterização no colo, e ela dura em torno de dois dias. Eu tive que tomar Buscopan na veia e permanecer o dia todo deitada para poder me recuperar do procedimento, que apesar de simples, é um pouco cansativo.

Além da cólica, outra reação que senti foi a sensação de uma constante pressão nas regiões baixas, e a pressão se intensifica quando você precisa atender as duas necessidades do organismo (-.-), e ficar sentada por cinco minutos que seja se torna bastante incômodo. Também senti a barriga ficar mais dura, e as contrações de teste (assunto para outro post) um pouco mais frequentes, então corri novamente no Pronto Socorro, tomei mais Buscopan na veia, e em casa Buscopan Composto a cada 6h. Depois disso a pressão melhorou praticamente 95%, as vezes eu sinto ela um pouco, mas não igual antes da medicação. Agora eu já parei com o Buscopan, mas a minha Obstetra me liberou tomá-lo caso a pressão volte a incomodar.

Porém as cólicas, a pressão e também um aumento na produção de secreção são efeitos colaterais normais e esperados, afinal o corpo está reagindo e se acostumando com um objeto estranho, e apesar disso, colocar o Pessário é um procedimento que traz mais tranquilidade para a Gestante.

Eu me sinto sim mais tranquila com ele, pois sei que meu filho vai ter as semanas que ele precisa ainda para ficar com todo seu organismo maduro para vir ao mundo! Só por esse fato, cada cólica, pressão, Buscopan na veia valeram a pena!

Espero que com esse post eu tenha tirado dúvidas sobre o Pessário, e ajudado a tranquilizar futuras mamães que terão que passar por isso também. =)

Ficou com dúvidas ou quer compartilhar sua experiência? Comente abaixo sobre o seu caso!




10 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar. Coloquei o pessário e estou com os mesmos sintomas que você, cólica e contrações. Como foi o parto do seu bebê? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís! Obrigada eu por ler meu relato! Espero que minha experiência tenha te tranquilizado e confortado de alguma forma!
      O tive parto normal, foi um pouco demorado, mas graças a Deus deu tudo certo! Hoje meu filho já está com 2a1m, é a razão do meu viver!
      Eu fiz um post na época contando sobre meu parto em mais detalhes, dá uma conferida: https://maternidadehein.blogspot.com/2018/03/historia-do-meu-parto.html
      =)

      Excluir
  2. O persariu ele e segura .eu coloquei tem 5 dias .e quando coloco remedio na vagina parece que sinto ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! É só impressão mesmo! hahaha fica tranquila que o pessário é benéfico! Boa sorte e com certeza vai dar tudo certo! <3

      Excluir
  3. Coloquei tem 2 semanas,também sinto ele na hora de colocar o utrogestan,estou de 25e 5 dias mais tenho medo dele sai do lugar,daqui 5 dias vou ter meu médico para ele ver ser tá tudo certinho no lugar não vejo a hora, boa sorte para nós mamães vai dar tudo certo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom manter o acompanhamento mesmo se você parece sentir que ele está fora, mas pode ser só a pressão mesmo. Fica tranquila que com certeza já deu tudo certo!

      Excluir
    2. Olá tudo bem? O que seu médico disse sobre sentir o pessario?

      Excluir
  4. Coloquei o pessario ontem e sinto os mesmos sintomas que você sentiu..amanhã irei comprar busconpan paras as cólicas. Espero que passe rápido e que chegue logo as semanas onde o bebê fica seguro ao nascer.

    ResponderExcluir
  5. Eu coloquei o pessario faz uma semana , não sinto dores e não doeu para colocar, somente um incômodo na hora , mas depois não senti nada. A única coisa que sinto é na hora de colocar o Ultrogestan, sinto o pessario.

    ResponderExcluir
  6. Coloque i o pessario com 2 meses ele e seguro fico bem preocupada

    ResponderExcluir